UMA FRASE OU TROVA DIFERENTE A CADA HORA CHEIA:

pensador.info

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

MAIS UM...

É muito número para pouca utilidade e vários descontroles.
Ao nascer temos a certidão de nascimento. Aos dezesseis anos: RG, CPF, título de eleitor. Com a carteira de trabalho vem o PIS/Pasep mais a matrícula no INSS. Depois o Certificado de Reservista, a Carteira de Motorista e tantos outros.
Agora vem mais um: o Registro de Identificação do Cidadão (RIC).
Comentam que ele vai substituir todos os documentos existentes, porém, pasmem!!!...
Tem prazo de validade!!!... Conclusão óbvia: iremos pagar uma taxa pela emissão e outras tantas pela renovação. Isto não está escrito na lei, mas quem trabalha de graça?... Portanto o Povo terá mais essa "despesa" para a "receita" do nosso empregado.
Quero estar errado, mas suspeito que será mais um número inútil.
Por que não se implanta, após a certidão de nascimento, o CPF como número único para todos os documentos que vierem... já que o CPF é único em todo o território?

“O Ministério da Justiça prevê concluir a substituição dos documentos atuais pelo RCI até 2019. As informações obrigatórias serão nome, sexo, data de nascimento, foto, filiação, naturalidade, assinatura, impressão digital do indicador direito, órgão emissor, local e data de expedição, além da data de validade do cartão. A inclusão do antigo número de RG, título de eleitor e CPF serão optativos, bem como tipo sanguíneo e condição de ser ou não doador de órgãos.” (DIÁRIONET).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para dar ampla liberdade a quem deseja expressar sua opinião, os comentários não serão publicados.