UMA FRASE OU TROVA DIFERENTE A CADA HORA CHEIA:

pensador.info

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

PELA ÚLTIMA VEZ: O SISTEMA DE COTAS

Muitos não gostam de comentar assuntos polêmicos via Blog e como chegou alguns e-mails defendendo o “benefício”; volto ao assunto. Desta vez, exemplificando por analogia.
Só reforço que o sistema de cotas favorece apenas a uma pequena minoria de estudantes, sendo que é a sua totalidade que tem direito constitucional a um ensino de qualidade.
E torno a dizer: o sistema de cotas é um placebo que o governo, malandramente, obriga o povo a engolir como se fosse um auxílio magnânimo. E muitos engolem com vontade e defendem, ferrenhamente, este embuste.
Isto porque “educação” não tem sintomas drásticos, não dói, não enfraquece, não leva à morte, não carece de atendimento imediato, não sangra (por fora, porque por dentro a pessoa se sente um morto-vivo sem futuro).
Portanto, vamos comparar a “educação” com um sintoma bem conhecido de muitos brasileiros: a “fome”.
Suponhamos que houvesse uma multidão faminta (e há de fato) e o governo dissesse que para trazer a “igualdade social”, para essa multidão desesperada, ele iria repartir o MESMO alimento com ALGUNS OUTROS ESCOLHIDOS, que, por motivos alheios e diversos, não participavam desta distribuição, isto é, retiraria a marmita de alguns que comiam, para dar para outros que nunca comeram – e consideraria, com este NOBRE GESTO, o problema da fome, DE TODOS, resolvido.
Eu creio que neste caso não teríamos ninguém a favor do “benefício”, principalmente os FAMINTOS que ficaram de fora e não seriam contemplados com uma marmita.
Essa é a dedução clara e simples que devemos ter sobre o “sistema de cotas”.
Quem é a favor do sistema de cotas está dizendo que “estudo não é problema, que a grande maioria pode esperar e tentar saciar sua fome do saber no próximo ano, ou no próximo... ou no próximo... ou nunca...”
E assim, sai governo e entra governo, o povo continua sendo enganado e acumula séculos de atraso... e vai definhando culturalmente.

Um comentário:

Para dar ampla liberdade a quem deseja expressar sua opinião, os comentários não serão publicados.