UMA FRASE OU TROVA DIFERENTE A CADA HORA CHEIA:

pensador.info

terça-feira, 24 de agosto de 2010

QUEM SOMOS NÓS...? ...!

QUEM SOMOS NÓS? - I
Para Aristóteles: “Nós somos aquilo que fazemos repetidamente."
Para Sócrates: “Conhece-te a ti próprio e serás imortal.”
Mas confessava cauteloso: “Só sei que nada sei.”
Para Descartes: “A razão é a principal fonte de conhecimento.”
Para Robespierre: "Se a revolução está errada então o rei está certo, mas se a revolução está certa então o rei está errado."
Para Platão: “O importante não é viver, mas viver bem.”
E desde 347 a.C. já propagava: “O castigo dos bons, que não fazem política, é ser governados pelos maus.”
Para Maquiavel: "Os fins justificam os meios."
Para Pitágoras: “Anima-te por teres de suportar as injustiças; a verdadeira desgraça consiste em cometê-las.”
E também, desde 496 a.C. já propagava: “Educai as crianças e não será preciso punir os homens.”

Cá entre nós: que revolta vergonhosa suportaram nossos ancestrais!... Cada um emitiu a sua sábia opinião e ninguém deu a mínima atenção, deixando para eles e para as futuras gerações, uma interrogação do tamanho do Universo.


QUEM SOMOS NÓS? - II
Todo animal que age por instinto, tem seu ciclo de vida realizado fielmente. Nasce, cresce, procria e morre. Não sofre nem deixa nenhuma deformação.
Digamos que, por sermos seres humanos, ou, pelo menos, “pensantes” - somos um mesclado de cordeirinhos, assassinos, psicopatas, trabalhadores, vagabundos, palhaços, austeros, indecisos, resolutos, honestos, falsos... ou indivíduos capazes de mutações, aparentes e/ou invisíveis, assustadoras, imprevisíveis, destruidoras... São tantas as variáveis das facetas que jamais chegaremos a um consenso satisfatório.
Entretanto sabemos o que é certo e o que é errado, o que é justo e injusto, benéfico e maléfico... só isso nos bastaria para que mantivéssemos o conhecimento empírico racional. Porém, como não acatamos o bom-senso, empregamos o ensinamento do instinto...

ENTÃO O HOMEM TEM INSTINTO?!!... E usa o intelecto para burlá-lo?... Engana-se e continua a se indagar descaradamente: “QUEM SOMOS NÓS”... que não ouvimos o nosso interior?...

QUEM SOMOS NÓS? - III
Somos umas bestas quadradas, que ao invés de sermos livres, nos escravizamos entre o ser e o ter... jamais nos convenceremos que estamos numa curta viagem pela cidade da vida, rumo à estação da morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para dar ampla liberdade a quem deseja expressar sua opinião, os comentários não serão publicados.