UMA FRASE OU TROVA DIFERENTE A CADA HORA CHEIA:

pensador.info

quarta-feira, 18 de março de 2009

ACORDO ORTOGRÁFICO BRASILEIRO II

O problema não é aceitar ou não o acordo ortográ­fico. O dilema é saber qual foi o BENDITO acordo que fizeram. (Já que querem alterar o BEM-FEITO para ben­feito... o bendito do bendito deve continuar sem hí­fen).
- Bem feito!... Gostei.Por ser uma língua portuguesa imagino que pactua­ram, vagamente em 1990, que fariam (quem fariam?) uma convenção verbal que iniciaria quando começasse por si, espontânea (aprovada no Brasil em 1995). Exporiam algumas palavras ao ridículo e não abundariam nas regras, cada qual cria­ria a sua, particular, com ou sem assento, ou melhor, acento. Isso a partir de 2009/2012. (Durante esse mandato, é uma luta, vale tudo... ou seria vale-tudo?).
- “Coo”... como fica?- pergunta um.
- “Separa por hífen” – recomenda outro.
- E ree... de reeleger? – indaga alguém.
- Hiii!!!... Deixa isso quieto. Depois, quem sabe... não pega no tranco! – esquiva-se ou­trem num ziguezague... ou seria zigue-zague?
- Assim surgirão os apressados que começarão a discutir por nós, vamos sentar, beber e aguardar que nos enviem as sugestões, correções, e todas as palavras que devam sofrer alteração gráfica, mas fiquem atentos... as mudanças não podem ultrapas­sar 1,42% do alfabeto... entenderam? – “averigua” um despreocupado.
E agora?... Antecipar é pior do que remediar? Com­plicar é melhor do que esclarecer?
Ora, “acordo” significa “ajuste”, “conformidade”... “entendimento entre os interessados em um con­trato”. Lógico que deve ser redigido por uma comis­são capacitada. Pronto, ninguém mais deveria achar isso ou aquilo, nem, tampouco, meter o bedelho. Nem professor, mestre, doutor, leigo ou catedrático, muito menos escritor. A comicidade ficaria a cargo dos humoristas. E todas as palavras modifi­cadas seriam relacionadas para que a população to­masse conhecimento. Pois do jeito como estão tratando o acordo... parece que não há nada definido. Porém, ainda dá tempo de... endireitar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para dar ampla liberdade a quem deseja expressar sua opinião, os comentários não serão publicados.