UMA FRASE OU TROVA DIFERENTE A CADA HORA CHEIA:

pensador.info

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

O TEMPO MAL CONTADO


Desde milhares de anos antes de Cristo (a.C) – diversos povos tentavam contar o tempo. Dividi-lo em fatias. Claro que ninguém fazia ideia de como achar o fio da meada... e todos queriam bedelhar.
Para encurtar a história:
O primeiro calendário romano trazia apenas dez meses. De nomes: Martius, Aprilis, Maius, Junius, Quintilis, Sextilis, September, Octuber, November e December. Depois acrescentaram dois meses que seriam Janeiro e Fevereiro (Ianuarius e Februarius). Porém para manter a relação com os ciclos lunar e solar, criou-se o 13° mês: Mercedonius.
Esse calendário, por volta de 48 a.C. foi modificado por Julio Cesar e logo depois, em 8 d.C., o Imperador Augusto mexeu de novo e ao longo do Império Romano sofreu alterações diversas.
Só em 1582, o Papa Gregório XIII, decretou a origem do calendário gregoriano - utilizado até hoje pela maioria dos países.
Um embaraço logístico desencadeou quando alguém começou o ano pelo dia 1° de Janeiro, assim, os meses de Setembro, Outubro, Novembro e Dezembro, que correspondiam ao sétimo, oitavo, nono e décimo mês do ano (derivados do latim) - saíram da sequência numérica.
Poderiam ter mexido menos no tempo e hoje estaríamos no mês de Janeiro e o ano iniciaria em Março.
Conclusão: todas as datas que trazem superstições em seus números - no calendário atual - estão totalmente erradas, pois foram modificadas, ao longo do tempo, pela vontade de pessoas que se julgavam capazes para tal.
Quiçá o temerário dia - 11/11/11.111 -  já é passado...!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para dar ampla liberdade a quem deseja expressar sua opinião, os comentários não serão publicados.