UMA FRASE OU TROVA DIFERENTE A CADA HORA CHEIA:

pensador.info

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

EM BREVE - NESTE PLANETA


As antigas civilizações (tidas e endeusadas como: desbravadoras) só fizeram o desserviço de tirarem da terra, o bom que nela continha. Ninguém se preocupou em repor nada dos recursos que usurpavam. Uns por ignorância, mas a grande maioria, por ganância. Também não creio que o comércio foi cordial como descrito em alguns livros, e sim, decorrido em cruentas batalhas e covardes emboscadas.

Aqui no Brasil extirparam a madeira que deu seu nome ao País, a ponto de quase não restar uma semente sequer para testemunhar a história, e todo ouro e pedras preciosas, que facilmente encontraram “boiando” na natureza, sustentaram o “desenvolvimento abastado” dos países invasores.

A escravidão é a prova viva de que - se trataram assim o ser humano - o que não fizeram com o vegetal e o mineral...? Então, imaginem as barbáries praticadas nas civilizações anteriormente “conquistadas”...!

Contudo, o que pretendo demonstrar é a fatídica similaridade aniquiladora atual.

Pois as “formigas cortadeiras”, os “sanguessugas”, os “morcegos” prosseguem nas florestas, nas minas, coam rios, escavam montanhas, pescam sem se importarem com a reposição. Poluem com dejetos, óleos, metais pesados, materiais inservíveis... devastam e explotam o que encontram pela frente. Quando a terra deixa de ser produtiva, abandonam o lugar e partem para outros prados...

Antigamente, a ignorância e a ganância, podiam estar presentes, porém, nos dias de hoje, não podem mais serem concebíveis. É imperdoável tal procedimento inviável. Há ainda aqueles que andam na contramão da história. Lutam para que se proíba a matança de focas, golfinhos, baleias, tubarões, etc. - concorrentes diretos na alimentação do homem... pois todos comem peixe. Deve haver sim, um monitoramento rigoroso de sua população, assim como a dos humanos também. Pois quando o espaço é limitado e a quantidade variável, urge um controle na proporcionalidade. Talvez, num futuro vindouro, esses animais venham a ser o prato principal, servido nos melhores restaurantes.

Parece cruel pensar assim. Contudo, agora, só parece. Amanhã, passará a ser normal.

Assim como antes, se fumava em qualquer lugar... e hoje é proibido.
Assim como antigamente, se caçava e matava animais silvestres sem restrição... e hoje é crime.

Em breve - neste Planeta...

Assim como, há bem pouco tempo, aplicava-se apenas uma leve punição para quem cometesse um delito e na maioria das vezes a impunidade imperava... hoje, quem pratica qualquer desvio de conduta ética, se condena à morte.
E todos acharão normal.
Porém, para isso acontecer, a justiça precisará tirar a venda dos olhos e entrar em ação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para dar ampla liberdade a quem deseja expressar sua opinião, os comentários não serão publicados.