UMA FRASE OU TROVA DIFERENTE A CADA HORA CHEIA:

pensador.info

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

LIXO FOTOGÊNICO

Analistas brasileiros da grande mídia enaltecem e comentam que o Brasil tem belas paisagens, montanhas, florestas, cataratas, cidades históricas de uma beleza ímpar, enfim, tem tudo para atrair os turistas.
Repudiam também a falta de infraestrutura nos aeroportos, rodovias e hotéis, até recomendam um melhor treinamento na formação de profissionais capacitados para encantarem os nobres visitantes.
Entretanto, o Documentário que representa o nosso País, concorrendo a um oscar, não é roteirizado no belo, e sim, na crua realidade, repisada pelo povo, intitulado: Lixo Extraordinário.
Espanta qualquer turista de olfato perfeito...
Estaríamos, inocentemente, nos menosprezando?
Lixo Extraordinário só existe aqui no Brasil?
O lixo extraordinário das demais nações permanece escondido por tapumes? Censurado pelos regimes governamentais? Exportado para os mais pobres como donativos ou disfarçado em obras de arte?

Mas o nosso é divulgado e assistido nas salas de cinemas com refrigeração e poltronas estofadas. Nós o expomos aos olhos do mundo e nos orgulhamos de estarmos concorrendo a um oscar...
Então volta a grande mídia e critica a falta de publicidade e até de capacidade do Povo Brasileiro em atrair turistas.
Eu diria que falta à grande mídia e ao povo em geral, visão ampla para valorizar o trabalho desses bravos brasileiros que têm vergonha de dizer que “selecionam materiais recicláveis”. (Talvez pela podridão do ambiente em que trabalham).
O mundo todo está atrasado nessa questão, ainda engatinha em sua direção, quando já devia ter chegado lá há muito tempo. Porém, em breve, dado a escassez de matéria prima, vários produtos não irão mais parar nos lixões. Cada empresa, cada residência, será obrigada a selecionar e disponibilizar o seu lixo extraordinário, devidamente separado.
Todos nós seremos “selecionadores de materiais recicláveis”, só então reconheceremos a importância dos trabalhadores de hoje, que se lançam no meio de restos de comida, cacos de vidros, ferros enferrujados e disputam com os urubus o seu sustento, separando aquilo que nós, inconsequentemente, sempre misturávamos.
E o Lixo Extraordinário, oculto, das outras nações será exposto, e fotogênico, tal qual o nosso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para dar ampla liberdade a quem deseja expressar sua opinião, os comentários não serão publicados.