UMA FRASE OU TROVA DIFERENTE A CADA HORA CHEIA:

pensador.info

terça-feira, 26 de abril de 2011

O FIM DOS MINERAIS...

Engraçado que todos os olhos, interesseiros, estão voltados, atualmente, somente para o petróleo “que é finito”. Ninguém comenta sobre os demais minerais, que se prosseguirem com a extração, serão extintos.

O químico Antoine Lavoisier disse há apenas 200 anos: “na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”... porém, como ele não explicou no quê “tudo se transforma”, quem ouviu entendeu que ninguém precisava se preocupar com a natureza, ela se manteria sozinha. Só que o curto tempo ensinou que não é bem assim - algo benéfico pode se transformar em cinza, poeira, fumaça, poluição, etc. O crescimento populacional acelerou a degradação e a natureza deixou de ser autossuficiente - esse é outro tópico que exige a mesma atenção.

Para termos uma ideia do pensamento da época e da importância de Lavoisier, foi ele que descobriu que a água é formada por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio: o famoso H2O. Naquele tempo, vigorava a teoria de Tales de Mileto, que dizia que a água era um dos quatro elementos (água, terra, fogo e ar) e que a partir dela outros materiais eram formados.

Muito em breve, isto é, se aprendermos a conservar a natureza, seremos obrigados a retirar nossa subsistência do reino animal e vegetal, já que mineral não se reproduz, nem se forma em curto espaço de tempo. O petróleo que consumimos hoje, é resultado de uma decomposição orgânica soterrada há milhões de anos, quiçá traga em sua composição, os restos mortais de nossos queridos dinossauros...!

Então nossas pontes esculturais, nossos belos monumentos, mansões, rodovias, etc... estão com o tempo contado, talvez até os nossos meios de transportes...

Aliás, passou da hora dos esportes e lazeres também serem ecologicamente corretos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para dar ampla liberdade a quem deseja expressar sua opinião, os comentários não serão publicados.